O que é um profissional de Facilities?

A fim de que a corporação mantenha suas dependências em perfeitas condições de uso, especialmente no que se refere à organização, à limpeza e à higiene, é fundamental a presença do profissional de Facilities, por ser ele o responsável em manter todas as condições da organização em perfeita harmonia, ordem e funcionamento.

Da área do cafezinho, aos banheiros, das salas individuais, às salas de reunião. Da recepção à diretoria. Tudo deve estar sob a vigilância do profissional de Facilities.

Questões como café servido na hora certa, pão fresco, limpeza e polimento dos móveis, rega e cuidado com o jardim e com as plantas ornamentais, com a compra de material, com a manutenção de ar-condicionado, impressoras, com o funcionamento dos elevadores, até com a sincronia dos serviços de logística, tudo faz parte das atribuições de um profissional de Facilities.

Será esse profissional a verificar e a manter produtividades e eficiência da equipe, sendo ela terceirizada ou não.

De forma que, para conseguir manter essa engrenagem funcionando, o profissional de Facilities precisa ter mais uma característica: ser invisível.

Isso mesmo. É o profissional de Facilities, o responsável pelos bastidores da organização. 

Sendo assim, a fim de manter a continuidade dos serviços com padrão de qualidade, seus colaboradores não podem “aparecer”. Se o trabalho transcorre dentro da normalidade, é sinal de que os serviços estão sendo realizados da forma como foi pedido.

O profissional de facilities é o principal responsável pelos serviços prestados a corporações, condomínios, hospitais, shoppings e instituições financeiras, cabendo a ele elaborar o planejamento estratégico das operações, mantendo a atenção ao conjunto dos serviços essenciais para o funcionamento da empresa contratada.

Para atuar como profissional administrando Facilities, é fundamental formação acadêmica, especialmente  na área da Engenharia ou Administração; experiência e ter domínio de pelo menos uma língua estrangeira.

Dentro de suas atribuições e além das habilidades técnica, humana e conceitual, fundamentadas pela literatura administrativa, o profissional de Facilities deve

  • conhecer muito bem o imóvel em que funciona a organização a qual presta serviços;
  • ter completo domínio da organização;
  • criar um banco de dados com informações acerca do edifício;
  • ter informações, tanto da organização e de seu espaço físico coletadas e armazenadas.

A combinação dessas habilidades é importante para que o profissional  entenda  as  demandas  e  tomem  as  decisões necessárias, levando em conta a organização e os seus colaboradores.

Isso porque, em cada organização, será o profissional de Facilities a solucionar problemas, dimensionar recursos, planejar sua aplicação, para assim tomar a decisão correta.

Dessa forma, o profissional de Facilities deve ter um perfil generalista ao mesmo tempo que um especialista para conseguir executar as tarefas com presteza e agilidade. Ele ainda deve ser um profissional multidisciplinar, para enfrentar  todas as sutilezas, demandas  e desafios de sua profissão.

Quais serviços são oferecidos em contratos de Facilities?

Dentre os inúmeros serviços oferecidos pelas Facilities, estão:

  • seleção de materiais, logística e armazenagem;
  • suporte administrativo;
  • recursos audiovisuais;
  • limpeza técnica e industrial e higienização;
  • conservação de áreas externas e limpeza de fachadas;
  • jardinagem;
  • manutenção de equipamentos;
  • segurança pessoal e escolta armada;
  • vigilância eletrônica e patrimonial;
  • recepção e atendimento;
  • recrutamento e seleção, dentre outras.